Quem somos

A LSB Vídeo é uma marca carioca, feita para surdos e amigos de surdos. Sua missão é contribuir para o processo de inclusão social e desenvolvimento da criatividade e identidade do surdo, através de produtos e serviços focados na educação, na comunicação e na capacitação de surdos e ouvintes, com a difusão da língua de sinais brasileira.

 

Suas ações iniciaram em 1999, pelo prof. Me. Nelson Pimenta de Castro, surdo, e pelo prof. Me. Luiz Carlos Barros de Freitas, ouvinte, que integram uma equipe de desenhistas, instrutores, pedagogas e professores surdos e ouvintes empenhados em oferecer produtos e serviços que contribuam para uma educação melhor para o surdo.

Nosso compromisso:

Contribuir para uma educação melhor para o surdo, através da difusão da língua de sinais

Os materiais da LSB Vídeo se destinam a pessoas surdas ou ouvintes interessadas em aprender ou melhorar conhecimentos em língua de sinais brasileira (Libras) para que possam, a partir da difusão da língua, contribuir para a melhoria de vida e educação dos surdos, que a LSB Vídeo assume que sejam pessoas com experiência visual de vida, componentes de uma minoria linguística.

 

Portanto, por serem surdos e visuais, a educação dessas pessoas deve ser baseada em sua língua natural como primeira língua, que é de modalidade gestual-visual e não oral-auditiva como o português, que preferencialmente deve ser ensinada como segunda língua, para que os surdos possam se constituir como sujeitos bilíngues em uma sociedade majoritariamente ouvinte e utente da língua portuguesa.

 

 

A partir desses pressupostos, todos os conteúdos programáticos dos materiais didático-pedagógicos da LSB Vídeo seguem uma proposta de aprendizagem da língua natural dos surdos a partir do conceito de língua como fator de cultura e identidade dos indivíduos, ou seja: o aluno aprende entendendo os mecanismos de comunicação e interação que acontecem no mundo dos surdos e, por isto, tem uma apreensão maior e mais sólida desta belíssima e instigante língua.

Fale conosco: lsbvideo1@gmail.com

Educação de surdos, educação em Libras